sexta-feira, julho 20, 2012

Golfinhos são melhores em Matemática do que a Maioria dos Humanos

Você que não é muito bom com números cuidado: os golfinhos podem ser melhores em matemática não-linear complexa do que você é, pelo menos isto é o que afirma recente matéria publicada pela Discovery News.

Nós sempre soubemos que os golfinhos são irritantemente inteligentes. Agora, um estudo revelou que os golfinhos usam matemática complexa em seu sistema de sonar para caçar alimentos.

Um artigo publicado na Royal Society concluiu que as habilidades do sonar dos golfinhos pode ser reforçada pelo fato do animal utilizar-se de matemática não-linear. Isto inclui adição, subtração, multiplicação e o cálculo de porcentagens, diz o artigo da Discovery News.

O autor Timothy Leighton do "Instituto de Southampton de Som e Pesquisa de vibração" se inspirou para realizar o estudo depois de assistir a um episódio do documentário Blue Planet, do Discovery Channel, onde ele percebeu que mesmo o melhor ser humano operador de sonares não poderia operar corretamente nas redes de bolhas que os golfinhos criam para confundir as presas. "Eles têm um sonar que pode fazer o que um sonar feito pelo homem não pode... Talvez eles tenham algo surpreendente " - declarou o Professor Leighton.

A resposta para isso? Matemática, e não se trata de matemática simples. Os golfinhos enviam pulsos que variam em amplitude, os animais executam provavelmente uma série de cálculos, incluindo taxas e multiplicação para "ver" as presas.

Embora novos testes precisem ser realizados antes que as habilidades matemáticas dos golfinhos sejam totalmente confirmadas, o estudo fornece uma visão interessante das possibilidades da inteligência animal.

A pesquisa também pode ter implicações para os sistemas humanos de Radar. Leighton e sua equipe estão estudante técnicas de Radar em águas rasas que se assemelhem ao processo utilizado pelos golfinhos, ou seja, que não se confundam por condições turbulentas da água.

Fonte: Globalpost.com

1 Comentários sobre esta postagem::

Will disse...

Nossa...todos os animais são espertam naquilo que lhes interessam e os homens/humanos se interessam em coisas que parecem ser desnecessárias para a vida. Mas os animais procuram aperfeiçoar aquilo que lhe compete para a sobrevivência e se isto é útil e poderá nos servir, é hora de aproveitar e utilizar essa capacidade que lhe foi dada pela luta de sobrevivência.Eu sou Wíllivan Carsan, o escritor de brinquedo, o louco e o dono do http://escritordebrinquedo.blogspot.com.br/ no qual espero a sua visita...Até lá!

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.