segunda-feira, abril 26, 2010

Resta pouca esperança para o Rinoceronte de Sumatra

Uma câmera instalada numa floresta de Bornéu (Malásia) fotografou um rinoceronte de Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis), espécie quase extinta, o fato foi anunciado pela WWF (World Wildlife Fund), na quarta-feira.

O animal na foto, flagrado em 25 de fevereiro parece ser uma fêmea grávida com menos de 20 anos, esperança para a espécie. Acredita-se que menos de 30 animais ainda restam nas florestas de Bornéu, sendo que ao todo, existem menos de 200 Rinocerontes de Sumatra em áreas naturais, espalhados pelo Sudeste Asiático.

"Será maravilhoso se esta fêmea estiver mesmo grávida, uma vez que há tão poucos Rinocerontes de Sumatra no mundo, cada animal representa uma salvação para a espécie", diz Terri Roth, perito em rinocerontes, no comunicado da WWF.

Laurentius Ambu, diretor do Sabah Wildlife Department, cuja câmera capturou a imagem do rinoceronte, disse que a fotografia mostra que os esforços de conservação na região estão dando resultados. Em breve, a criação de um habitat de conservação e um programa de cruzamento entre as populações de rinocerontes isolados estarão sendo implementados. "O futuro dos rinocerontes em Bornéu agora depende do quão a sério será realizado o trabalho", disse Raymond Alfred, chefe do Programa de Espécies da WWF Bornéu, Malásia.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.