quarta-feira, abril 21, 2010

Danone esconde o jogo sobre o iogurte Activia™

O Estado de São Paulo publicou: "A empresa Danone retirou os dossiês sobre seus iogurtes Activia e Actimel de uma avaliação da União Europeia sobre alimentos que alegam benefícios para a saúde, afirmando que não estão claros os critérios da revisão. Os iogurtes prometem benefícios para a flora intestinal por meio de probióticos. A agência que realiza o trabalho europeu, porém, já afirmou que não está convencida da ação dos probióticos. A Danone destacou que os iogurtes estão regulamentados como alimentos funcionais no Brasil".

Isso significa que a Danone encomendou pesquisas e os caras que foram pagos pela Danone para pesquisar não se convenceram da eficiência do produto. O iogurte Activia™, como a propaganda massificou é o único com Dan Regularis™. Mas o que diabos são os Dan regularis™?

A Bífidobacterium animalis é um dos habitantes do intestino do ser humano saudável e o DanRegularis™ é uma linhagem de Bifidobacterium animallis DN-173 010, subspécie lactis. Essa bactéria, criada em laboratório, encontra-se protegida pela patente EP1297176B1. O código DN173010 corresponde à cepa da marca comercial DanRegularis™, marca registrada pelo fabricante. Isso significa que nenhuma pessoa está autorizada a fazer iogurte caseiro usando Activia.

O fabricante do iogurte afirma existirem estudos que confirmam os seus efeitos em mulheres, por outro lado, há estudos que asseguram não existirem provas clínicas dos efeitos proclamados ou que tais efeitos são os mesmos produzidos por iogurtes normais. Enquanto isso, médicos e nutricionistas afirmam que o consumo de fibras e uma dieta alimentar adequada dispensam iogurtes.

Eu fico pensando nas pessoas que ingeriram Activia™ e incorporaram os Dan regularis™ a sua flora intestinal. Certamente estas pessoas não se deram conta que uma parte de seus organismos estaria começando a fazer parte da Danone, afinal, os Dan regularis™ certamente vão trocar material genético com a população de Bifidobacterium animallis do seu intestino. Será que isso é seguro? Não podemos saber, pois está tudo protegido pela lei de patentes.

1 Comentários sobre esta postagem::

Bolivar disse...

O artigo acima diz: "os Dan regularis™ certamente vão trocar material genético com a população de Bifidobacterium animallis do seu intestino".
Entretanto, as bactérias não fazem sexo até onde eu sei; então como iriam "trocar" ou "misturar" os seus DNAs?
Sinceramente, eu gostaria que a danone utiliza-se bifidobacterium animallis naturais ao invés das genéticamente modificadas, mas isso é outra questão.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.